Inadimplência em condomínios cresce 20% em julho

Segundo levantamento do Secovi-SP, foram ajuizados 880 ações judiciais por falta de pagamento da taxa condominial, contra 732 registrados no mês anterior
Inadimplência em condomínios cresce 20% em julho

Levantamento do Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP, realizado junto ao fórum da cidade de São Paulo, mostra que, em julho, o número de ações judiciais por falta de pagamento da taxa condominial subiu 20,22%, em comparação ao mês anterior. O volume foi de 880 ações, contra 732 ajuizadas em junho deste ano.

A recomendação do Secovi-SP é para que síndicos e administradoras reforcem as negociações de cobrança e promovam ações de conscientização dos condôminos quanto à importância desse pagamento a fim de garantir a saúde financeira do condomínio.

“O síndico deve estimular o condômino inadimplente a quitar dívidas, pois a maioria ainda prefere negociar amigavelmente”, aconselha Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato.

Acumulado – Por outro lado, houve diminuição de 11,65% em relação a julho de 2012, quando foram registradas 996 ações. A tendência de queda também foi verificada no acumulado de 2013. De janeiro a julho, 5.762 ações deram entrada no Fórum, contra 6.310 totalizadas em igual período do ano passado, o que representa recuo de 8,68%.

 

Fonte: Secovi| www.secovi.com.br

Postado por Inovar Doc | www.inovardoc.com.br