ARISP apresenta novo site que integra Cartórios de Registros de Imóveis

O novo portal de serviços será lançado em evento especial nesta sexta-feira (24/5), em São Paulo.

A Associação dos Registradores Imobiliários do Estado de São Paulo – ARISP – em parceria com o Tribunal de Justiça lançará nesta sexta-feira, 24 de maio, um portal que integrará os Cartórios de Registros de Imóveis do Estado em uma única plataforma.

O site (www.registradores.org.br) permitirá que os interessados solicitem serviços como registro eletrônico (encaminhamento de títulos para registro), certidões, buscas e visualização da matrícula de um imóvel sem que seja preciso se deslocar até o cartório. A inciativa inédita no país permite, através de um sistema simples e intuitivo, o acesso aos serviços sem que seja necessário sair de casa ou do escritório, proporcionando mais comodidade e principalmente, agilidade.

Ao solicitar uma certidão de matrícula pelo portal, o requerente a receberá em até duas horas úteis. Se ele optar por recebê-la pelo correio, haverá apenas o custo adicional do serviço postal. O prazo para registro de escrituras e contratos eletrônicos também é reduzido, cinco dias.

A ferramenta digital também disponibilizará o monitoramento dos registros de matrícula, ou seja, caso haja qualquer alteração na situação do imóvel, o proprietário é avisado imediatamente. A população ainda pode contar com a comodidade de acompanhar eletronicamente o andamento dos títulos pela internet.

A ARISP foi a primeira entidade a lançar um portal com serviços eletrônicos extrajudiciais para a população e colocou os Cartórios de Registro de Imóveis ao alcance de um clique. As Certidões Digitais são realidade desde 2007. A associação dá um passo a mais na inovação e torna real o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis.

De acordo com o presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – ARISP, Flauzilino Araújo dos Santos, essa é a maior transformação da história do Registro de Imóveis desde a instituição do serviço. “Eu creio que essa é a mudança mais significativa que nós já passamos pois ela envolve uma mudança de conceito dentro da nova economia e sistemática de fazer negócios que é impulsionada por meios eletrônicos. É uma mudança de paradigma, uma nova forma de fazer negócios e de relacionamento. Tudo isso foi previsto pela Lei Federal 11.977 de 2009. Então os cartórios passam a prestar o serviço dentro da expectativa do cidadão moderno que tem direito a um serviço eletrônico de qualidade: Temos a cooperação do IRIB no desenvolvimento destes serviços e brevemente e estará em funcionamento em todo o território nacional”.

Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Alves Braga Junior essa mudança foi estimulada pelos Registradores Imobiliários Paulistas. “Esse é um marco para a história do Registro de Imóveis de São Paulo e essa transformação vem sendo construída pelos próprios registradores com as pesquisas e o desenvolvimento de sistemas”, enfatiza.

Fonte: IRIB | www.irib.org.br

Postado por: Inovar Doc | www.inovardoc.com.br